Coordenador : Adriana Russi Tavares de Mello
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388688.2199.30224.25012023
Unidade/Órgão Adm.: -
Departamento/Setor: RAE
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Interno: estudantes de graduação da UFF (25 na equipe + 25 no evento - no total 50); Docentes (3); tecnicos adminsitrativos (02); pareceiros externos (5) Externo: Pesquisadores da rede nacional do mapeamento das coleções etnográficas (20 no total); Profissionais dos museus no Sudeste (aprox. 20); Comunidades associadas às coleções etnográficas no Sudeste (ao menos 10), Produto audiovisual - publico em geral - produto a ser disseminado entre: estudantes e pesquisadores de antropologia , estudantes e pesquisadores de museologia, equipe do IBRAM, ICOM BR (rede de divulgação); redes e coletivos do campo do patrimônio cultural brasileiro Seminário – dois tipos de públicos – aqueles que apresentarão trabalhos (pesquisadores e voluntários da rede nacional do mapeamento das coleções etnográficas da ABA) e para assistir (público em geral)
Local de atuação: Considerando as características do projeto, a maioria das atividades previstas ocorre por via remota (reuniões quinzenais da equipe, treinamento dos graduandos da UFF, produção de audiovisual, coleta de informações das instituições museológicas, seminário, encontro de avaliação). Mensalmente podem ocorrer encontros presenciais nas instalações da UFF, nos campi em Rio das Ostras (IHS) e Campos dos Goytacazes (ESR) quanto em Niterói (ICHF) e contarão com a contrapartida das unidades envolvidas como apoio de infra-estrutura e operacional.
Objetivo
Contribuir com a iniciativa do Comitê de Patrimônios e Museus da ABA no mapeamento das coleções etnográficas do Brasil. Para tanto, estes são nossos objetivos específicos: 1.1)Conceber, produzir e divulgar produtos audiovisuais com detentores associados aos acervos musealizados para que eles mesmos relatem sobre a importância do mapeamento das coleções etnográficas e seus possíveis benefícios; 1.2) Treinar graduandos da UFF para dar continuidade ao levantamento de informações junto às instituições de memória na região Sudeste com prioridade para o estado do Rio de Janeiro e para o desenvolvimento do Banco de dados; 1.3)Realizar um evento durante a Agenda Acadêmica da UFF para articular, trocar experiências e divulgar as ações dos inúmeros colaboradores da iniciativa do mapeamento da ABA; 1.4)Divulgar resultados da ação de extensão em diferentes produtos/ formatos; 1.5)Participar da Semana de Extensão; 1.6)Realizar reuniões de planejamento e monitoramento e ao final realizar reunião de avaliação final; 1.7)Elaborar relatório final.
Resumo
A iniciativa de um abrangente levantamento das coleções etnográficas no Brasil foi proposta pelo Comitê de Patrimônios e Museus da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) em 2018. Desde então, organizou-se uma rede nacional articulando pesquisadores nas cinco regiões do país, na qual a UFF se insere na região Sudeste. Esta iniciativa pioneira visa localizar, qualificar, sistematizar e disseminar dados gerais sobre acervos etnográficos preservados por museus e outras instituições de memória, num portal virtual, público e gratuito. Muitos são nossos desafios: diversidade das instituições museais, dificuldades de acesso a elas, precária documentação sobre os acervos, dificuldades metodológicas para coleta das informações. Somado a isso destaca-se o tamanho do universo museal brasileiro, com cerca de 4 mil museus, o maior quantitativo na Ibero-América. Em 2022 o CNPq aprovou um projeto para o desenvolvimento do banco de dados e plataforma virtual. O propósito deste projeto de extensão é contribuir com esta iniciativa nacional no campo do patrimônio cultural brasileiro, através de atividades de difusão (seminário), de formação discente (treinamento e coleta de informações museológicas) e de produtos de comunicação (produção audiovisual). Para tanto, este projeto se organiza como uma ação processual interdisciplinar que articula áreas como a Produção Cultural, a Antropologia, a Museologia, a Comunicação, a História e cursos de graduação da UFF como a Produção Cultural, a Antropologia e a História sendo norteado pelas noções dos patrimônios culturais a serviço da sociedade como raízes para o futuro (VARINE, 2013) e da museologia social.